Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Esta publicação de 2017 integra a estratégia de disseminação do conceito e da prática da Avaliação Econômica de Projetos Sociais, facilitando o acesso a esse arcabouço metodológico. Ao detalhar exemplos do que vem ocorrendo pelo país, evidencia que a metodologia tem sido, nos últimos anos, um elemento relevante para o aprimoramento contínuo, a aprendizagem e a prestação de contas à sociedade. É a terceira edição do livro sobre a temática do Itaú Social.
Avaliações Internas e Externas: Como Entender e Analisar os Resultados
Na edição de outubro de 2017, a revista Avaliação e Aprendizagem reuniu um amplo conhecimento acumulado pelo Itaú Social no auxílio a gestores e técnicos de secretarias de educação na interpretação dos resultados de avaliações externas, assim indicando como compreender os dados e utilizá-los em prol das redes de ensino.
Inspirações e Articulações: Buscando Caminhos para Garantir os Direitos da Criança e do Adolescente
Para apoiar as ações decorrentes do Edital Fundos da Infância e da Adolescência, programa que anualmente destina recursos a projetos para esse público, a publicação dissemina boas práticas para estimular o desenvolvimento de ações consistentes. O material detalha cinco experiências apoiadas por meio do edital, acompanhadas pelo Itaú Social entre 2015 e 2016. Os casos retratam a elaboração de diagnóstico municipal para planejar a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, bem como projetos de educação integral e inclusão escolar.
Diálogos sobre a Gestão Municipal: Câmaras Técnicas de Consórcios
A publicação sistematiza a metodologia aplicada pelo Itaú Social na formação de gestores da educação nos municípios. Entre outros pontos, destacam-se o estímulo à criação de Câmaras Técnicas de Educação em consórcios intermunicipais, formados para integrar a gestão pública de cidades de uma mesma região, e a construção de uma agenda regional comum na área para fortalecer planejamento, processos e ações, gerando resultados.
Itinerário para as Juventudes: Educação Integral e Ensino Médio
Este livro apresenta propostas para o ensino médio com base nas concepções e nas metodologias utilizadas na experiência do programa Jovens Urbanos em Minas Gerais, sistematizando saberes e práticas para um trabalho de educação integral com juventudes. Lançada no portal Educação&Participação de maneira didática, a publicação oferece diversas possibilidades de interação, como ler fragmentos do livro ou ver vídeos sobre estratégias postas em práticas desde 2015, em parceria com a Secretaria de Educação de Minas Gerais.