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Produção de conhecimento

Publicações

Avaliação Econômica de Projetos Sociais

Esta publicação de 2017 integra a estratégia de disseminação do conceito e da prática da Avaliação Econômica de Projetos Sociais, facilitando o acesso a esse arcabouço metodológico. Ao detalhar exemplos do que vem ocorrendo pelo país, evidencia que a metodologia tem sido, nos últimos anos, um elemento relevante para o aprimoramento contínuo, a aprendizagem e a prestação de contas à sociedade. É a terceira edição do livro sobre a temática do Itaú Social.


Avaliações Internas e Externas: Como Entender e Analisar os Resultados

Na edição de outubro de 2017, a revista Avaliação e Aprendizagem reuniu um amplo conhecimento acumulado pelo Itaú Social no auxílio a gestores e técnicos de secretarias de educação na interpretação dos resultados de avaliações externas, assim indicando como compreender os dados e utilizá-los em prol das redes de ensino.


Inspirações e Articulações: Buscando Caminhos para Garantir os Direitos da Criança e do Adolescente

Para apoiar as ações decorrentes do Edital Fundos da Infância e da Adolescência, programa que anualmente destina recursos a projetos para esse público, a publicação dissemina boas práticas para estimular o desenvolvimento de ações consistentes. O material detalha cinco experiências apoiadas por meio do edital, acompanhadas pelo Itaú Social entre 2015 e 2016. Os casos retratam a elaboração de diagnóstico municipal para planejar a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, bem como projetos de educação integral e inclusão escolar.


Diálogos sobre a Gestão Municipal: Câmaras Técnicas de Consórcios

A publicação sistematiza a metodologia aplicada pelo Itaú Social na formação de gestores da educação nos municípios. Entre outros pontos, destacam-se o estímulo à criação de Câmaras Técnicas de Educação em consórcios intermunicipais, formados para integrar a gestão pública de cidades de uma mesma região, e a construção de uma agenda regional comum na área para fortalecer planejamento, processos e ações, gerando resultados.


Itinerário para as Juventudes: Educação Integral e Ensino Médio

Este livro apresenta propostas para o ensino médio com base nas concepções e nas metodologias utilizadas na experiência do programa Jovens Urbanos em Minas Gerais, sistematizando saberes e práticas para um trabalho de educação integral com juventudes. Lançada no portal Educação&Participação de maneira didática, a publicação oferece diversas possibilidades de interação, como ler fragmentos do livro ou ver vídeos sobre estratégias postas em práticas desde 2015, em parceria com a Secretaria de Educação de Minas Gerais.

Seminários

Seminário Nacional Escrevendo o Futuro: com a Palavra, o Professor-Autor

Realizado em 3 e 4 de outubro, em São Paulo (SP), o seminário do programa reuniu cerca de 200 profissionais que atuam no ensino de Língua Portuguesa em diversas partes do Brasil, com o objetivo de valorizar práticas docentes.

Durante o evento, os “professores-autores” dessas práticas puderam detalhar como escreveram e planejaram novas sequências didáticas de acordo com a realidade em que estão inseridos, além de compartilharem de reflexões sobre os desafios encontrados e os resultados obtidos.

O seminário também atualizou discussões sobre o ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas, como por exemplo em uma roda de conversa sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Parcerias

Ministério da Educação (MEC), Canal Futura, Undime e Consed
Coordenação técnica: Cenpec


3º Seminário Internacional de Educação Integral

Realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, com o tema Desenvolvimento Integral e Aprendizagem: o mesmo direito, várias realidades, o seminário buscou fortalecer a perspectiva da educação integral como um direito de todos, reunindo diversas vozes para debater a agenda.

Participaram dos painéis e das rodas de conversa estudantes, educadores e especialistas no tema, entre os quais a professora canadense radicada em Barcelona Catherine L’Ecuyer.

Entre os temas abordados, destacou-se a discussão sobre os caminhos para a oferta da educação integral, como aqueles abertos tanto por parcerias entre escolas e a sociedade civil quanto por uma integração maior da escola a bibliotecas, parques e outros espaços públicos.

Parcerias

Fundação SM, Canal Futura e Sesc-SP
Coordenação técnica: Centro de Referências em Educação Integral e Cenpec

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