Ir para o conteúdo Menu Resultados 2017 Itaú Social

Formação

Conheça os resultados alcançados em 2017 nos programas desta linha de atuação do Itaú Social:

Escrevendo o Futuro

O programa tem como objetivo apoiar os professores da rede pública de todo o Brasil no aprimoramento de suas práticas de ensino da leitura e da escrita da língua portuguesa.

Para isso, oferece atividades formativas e põe à disposição, por meio do portal Escrevendo o Futuro, materiais de apoio que podem ser aplicados em sala de aula, visando à constante melhoria de aprendizagem. Os educadores também podem compartilhar experiências pedagógicas no portal.

Em 2017, o foco do programa se concentrou nas ações de formação de educadores, por meio do portal e de parcerias com secretarias de educação de todo o Brasil. Nessas ações, houve 36 formações presenciais, em 28 municípios, com a participação de cerca de 2 mil professores de língua portuguesa e técnicos de secretarias municipais e estaduais de educação.

Houve ainda a realização do Seminário Nacional Escrevendo o Futuro: com a Palavra, o Professor-Autor, que contribuiu para o desenvolvimento de reflexões sobre a temática e trouxe à luz práticas pedagógicas bem-sucedidas no país.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é parte importante do programa, promovendo o engajamento de milhares de professores e estudantes das redes públicas de ensino do Brasil.

A partir da metodologia do Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de textos para alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, em quatro gêneros textuais – poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião.

Novidades

Percursos Formativos: diagrama por meio do qual os educadores escolhem a trajetória de formação no ensino da Língua Portuguesa, com conteúdos do programa e sites relacionados;

• Duas novas seções do portal: Literatura em Movimento; e Especial Relatos de Prática;

• Três novas edições da revista Na Ponta do Lápis.

Cadernos do Professor adaptados a plataformas móveis

Um dos principais recursos didáticos do programa, os Cadernos do Professor foram adaptados a plataformas móveis, com os conteúdos agora disponíveis para acesso via tablets e smartphones, tanto no sistema operacional Android como no iOS.

Cursos online

Cursos Turmas Alunos
Sequência Didática: Aprendendo Por Meio de Resenhas 27 430
Caminhos da Escrita 27 411
Leitura Vai, Escrita Vem: Práticas em Sala de Aula 6 1.420
Parcerias

Ministério da Educação, Canal Futura, Undime e Consed
Coordenação técnica: Cenpec

Formações em Avaliação Econômica de Projetos Sociais

O Itaú Social oferece vários tipos de formações para a disseminação da metodologia da Avaliação Econômica de Projetos Sociais e põe à disposição a Rede Itaú Social de Avaliação, plataforma específica para este fim na qual são reunidos os conteúdos dessas formações.

Curso Avançado

Uma turma, 36 participantes.

Curso Online

Duas turmas, 145 participantes.

Curso para Gestores

Duas turmas, 83 participantes.

Oficina de Avaliação

Uma turma, 8 participantes.

Melhoria da Educação

O programa Melhoria da Educação proporciona formação continuada para gestores educacionais, direcionando-a tanto sobre o eixo da gestão pedagógica quanto sobre o da gestão administrativo-financeira, com o objetivo de preparar de modo mais amplo os profissionais de educação para o desempenho de suas funções.

Esse trabalho auxilia de secretários de educação a professores, passando por técnicos de secretarias, gestores de redes públicas de ensino e representantes de consórcios intermunicipais. São compartilhados com esse público conhecimentos e metodologias para diagnosticar necessidades locais, com base em indicadores sociais, fortalecendo ações de cooperação regional e o entendimento do funcionamento das redes, bem como apoiando a interpretação dos resultados de avaliações educacionais externas para uso pedagógico.

Parcerias

Unicef, consórcios intermunicipais e secretarias municipais e estaduais de educação
Coordenação técnica:
Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Pública, Cieds, Comunidade Educativa CEDAC

Tutoria

É uma metodologia de formação continuada complementar para professores e gestores educacionais. Promove o desenvolvimento profissional a partir da reflexão sobre métodos e tarefas do exercício pedagógico.

Parcerias

Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Consórcio Brasil Central
Coordenação técnica:
Cieds

Relação Família-Escola

Auxilia secretarias de educação na construção de estratégias que fortaleçam o vínculo entre a escola, as famílias dos estudantes e a comunidade. Esse fortalecimento favorece o desempenho dos alunos e influencia positivamente os índices de evasão e absenteísmo.

Parcerias

Secretarias estaduais e municipais de educação
Coordenação técnica:
Cieds

Voluntários Itaú Unibanco

O Itaú Social valoriza e orienta a prática do voluntariado entre os funcionários do Itaú Unibanco, contribuindo com o desenvolvimento de ações sociais e a promoção da educação.

As áreas do banco interessadas em realizar ações de voluntariado contam com assessoria da equipe do Itaú Social para viabilizar suas propostas. São oferecidas oportunidades de atuação em ações estruturadas pelo próprio Itaú Social, ao mesmo tempo em que os colaboradores são incentivados a propor atuações espontaneamente.

Dentre as oportunidades de ações oferecidas, estão as oficinas de Uso Consciente do Dinheiro, parceria com a área de sustentabilidade do banco; o TransformAção, realizado com a área de pessoas e voltado a estagiários e trainees do Itaú; e as ações do projeto Estudar Vale a Pena, do Instituto Unibanco. As ações apoiam também projetos especiais e programas do Itaú Social como o Comunidade, Presente! e o Leia para uma Criança.

Articulação em rede

A Rede de Ações Sociais Itaú é uma ferramenta importante para a articulação dos voluntários. A plataforma online congrega as diversas oportunidades de atuação, além de fóruns de discussão e materiais sobre voluntariado. É por meio dela que os colaboradores podem divulgar as ações que realizam e descobrir as oportunidades de atuação em suas regiões.

Outra estratégia de disseminação da importância do voluntariado é a constituição dos Comitês Mobiliza Itaú, hoje existentes na maioria das unidades federativas brasileiras. Esses grupos têm atuação junto às suas equipes para propagar as ações disponíveis e estimular a prática voluntária pelo país, mantendo o alinhamento institucional com as causas do Itaú Social.

1ª Semana de Ação Voluntária Global

Realizado entre 5 e 12 de agosto, o evento inédito envolveu colaboradores, familiares e convidados no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. O objetivo foi incentivar o “voluntariado transformador”, que age pelo desenvolvimento pessoal tanto do voluntário quanto do beneficiário e que, a longo prazo, melhora a realidade de organizações e comunidades envolvidas. A abertura ocorreu em São Paulo (SP) e o encerramento em João Pessoa (PB).

Encontro de Voluntários

Nos dias 24 e 25 de novembro, foram realizados em São Paulo (SP) o Encontro de Comitês e o Encontro Anual de Voluntários Itaú Unibanco, que reuniram ao todo cerca de 500 voluntários. A reunião dos Comitês fez um balanço do ano e projeções de ações futuras. O encontro geral permitiu a troca de experiências com palestrantes convidados, discutiu a relação entre o voluntariado empresarial e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e, como ocorre anualmente, celebrou a atuação voluntária da rede internacional de ações sociais.

Parceria

Instituto Unibanco

Próxima seção
Próxima seção
Avaliação